História

Indiara é um município brasileiro do estado de Goiás, localiza – se na Mesorregião do Sul goiano e na Microtregião Vale do rio dos Boias. Sua população estimada em 2007 era de aproximadamente 15.974 habitantes, sendo o 2° município mais populoso da Microrregião Vale do Rio dos Bois.

É cortado pela BR-060 que liga Brasília-Goiânia-Rio Verde-Campo Grande e também pela GO 320 Caldas Novas – Paraúna e a GO 323 Morrinhos – São Luis de montes Belos. O município é caracterizado pela maioria de imigrantes nordestinos e mineiros que chegaram e chegam na busca de melhores condições de vida, estima-se que na época da safra da DENUSA (Destilaria Nova União -Indústria de etanol), a população do município cresce cerca de 16% atingindo uma faixa de aproximadamente 19.000 habitantes. Indiara atualmente sedia um canteiro de obras da ferrovia Norte-Sul que cortará o município, a previsão para o início das obras é para o início do mês de janeiro de 2011.

Indiara recebeu status de município pela lei estadual nº 9183 de 14 de maio de 1982, com território desmembrado dos municípios Edéia, Jandaia e Palmeiras de Goiás.

GEOGRAFIA

A vegetação predominante da região é o cerrado que entende-se um tipo de cobertura vegetal caracterizado por árvores baixas, tortuosas, de casca grossa, folhas largas, além de gramíneas e outros tipos de vegetação rasteira. Essa região é um espaço vasto e relativamente heterogêneo, no qual se encontram grande quantidade de ecossistemas estáveis e resistentes, manchas de florestas e solos férteis, variados tipos de solos, clima, relevo e altitude, como também de sistemas extremamente sensíveis à ação antrópica.

O clima apresenta precipitações superiores a 1.600 mm anuais. O período chuvoso situa-se entre setembro e março e o período seco, com déficit hídrico, de abril a Agosto. A temperatura média atinge 24°C, sendo a máxima 34°C e a minima 15°C.

A região é formada por planaltos com declividade de 9%, adquirindo – se assim, uma peculiaridade para a produção de grãos. Em algumas áreas há vales que são oriundos de serras e de rios. Rios e Córregos Principais: Capivari, Turvo, Galheiro, Lambari, Dantas.

EDUCAÇÃO

Indiara conta atualmente com 14 escolas, sendo 9 escolas municipais, 3 escolas estaduais e 2 particulares.

BAIRROS

Oficialmente, os bairros de Indiara são os seguintes: Alto da Primavera I e II, Carlândia I e II, Petrolino Vinhal, Setor São Simão I e II, Setor Martins, Setor Vila Indiara, Vale do Sol I e II, Novo Tempo, Residencial Fortaleza, Setor Central, Setor Nova Indiara, Setor Rodrigues, Vila Denusa, Setor JB, Setor Camargo, Loteamento Bela Vista I e II, Loteamento Residencial Militar e Residencial Alphaville.

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES

Indiara limita-se com os seguintes municípios: Palmeiras de Goiás a norte, Edéia a sul, Jandaia e Paraúna a oeste, Varjão a leste, Palminópolis a noroeste, Edealina e Pontalina a sudeste, Cezarina a nordeste e Acreúna a sudoeste.

ECONOMIA

A economia do município baseia-se na agricultura (produção de grãos: soja, milho e algodão e outros) sendo a empresa responsável pelo armazenamento e colheita desses grãos COMIGO, uma das maiores cooperativas mistas agrícolas do estado. Além disso o município destaca – se na extração e produção de Calcário, atuando nessa área, cerca de 4 empresas de Mineração, a maioria da produção é exportada para Região Sudeste, especificamente o estado de São Paulo.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Algodão herbáceo (em caroço) – 233 toneladas
Feijão (em grão) – 432 toneladas
Arroz (em casca) – 210 toneladas
Mamona (baga) – 120 toneladas
Milho (em grão) – 22.400 toneladas
Soja (em grão) – 14.700 toneladas
Sorgo granífero (em grão) – 508 toneladas
Trigo (em grão) – 450 toneladas

RELIGIÃO

A religião predominante no município é a Católica onde possui três (3) igrejas na cidade e uma no distrito de Carlândia, temos igrejas evangélicas, tais como, Assembleia de Deus, Universal do Reino de Deus, Deus é Amor, Ouvir e crer,e outras.

Ano de Instalação: 1982

Dados Cadastrais

Primeiro Acesso Webmail

SERVIÇOS ON-LINE PARA EMPRESA